quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A Matemática no Jardim de Infância: Tabelas e Gráficos como instrumentos de comunicação matemática

Pretendemos com esta divulgação abrir uma pequena fresta de forma a permitir um olhar sobre momentos vivenciados nos Jardins de Infância deste Agrupamento. Trata-se de “Retratos”de uma aprendizagem activa, implicada, envolvente e fortemente participativa. Fá-lo-emos por temas contextualizando aprendizagens e Áreas de Conteúdo abordadas.

Na educação pré-escolar as crianças começam a construir a sua relação com a Matemática, aspecto fundamental no desenvolvimento das aprendizagens futuras. A matemática está presente nas brincadeiras das crianças, cabendo ao educador um papel crucial, nomeadamente: no questionamento que promove; no incentivo à resolução de problemas e encorajamento à sua persistência; no proporcionar acesso a livros e histórias com números e padrões; no propor tarefas de natureza investigadora; na organização de jogos com regras; no combinar experiências formais e informais utilizando a linguagem própria da Matemática (o mesmo número que…, a mesma forma que…, esta torre é mais alta que…).

Hoje iremos debruçar-nos sobre Tabelas e Gráficos como instrumentos de comunicação matemática.

As recentes metas editadas pela DGIDC apontam como Meta Final 29) interpreta dados apresentados em tabelas e pictogramas simples, em situações do seu quotidiano.

Pretendemos com esta pequena amostra, informar sobre o conhecimento e a representação dos conhecimentos matemáticos que a criança vai adquirindo nesta faixa etária, e a forma como são representados e manipulados, porque a aprendizagem da matemática está muito dependente da representação gráfica e a aprendizagem activa faz-se explorando os seus interesses e actividades do quotidiano.
O ensino dos gráficos pode começar muito cedo de modo a conservar ao longo de toda a escolaridade as poderosas propriedades naturais da percepção visual, bases de toda a lógica matemática, para que com estes as crianças possam reflectir, idealizar, desenvolver conjecturas, discutir raciocínios e resultados, tirar conclusões, oralmente e mais tarde por escrito, com desenhos, gráficos, tabelas e materiais manipuláveis.

O que as crianças aprendem e a forma como o fazem são determinantes para os conhecimentos que irão aprender posteriormente.
 A importância do número, do sentido da quantidade e da identificação pessoal, numa abordagem do quem relacional e integrado e da noção de quantos em suportes conceptuais baseados na exploração da leitura, representação tabelar e gráfica de situações do quotidiano vivênciadas pelas crianças no Jardim de Infância, promovem as capacidade de: observar, pensar, conectar e comunicar...

Vertentes pedagógicas principais:
  • Significativa: para a criança e para o grupo, numa perspectiva individual e social de educação para a cidadania, interligando a aprendizagem com o projecto educativo de Escola/Turma.
  • Integradora: no domínio das aprendizagens matemáticas, respeitando e consolidando conhecimentos anteriores e ampliando outros, numa envolvência com o eu, o outro e o grupo.
  • Comunicativa: na verbalização das ideias, das experiências e saberes de cada criança e sistematização colectiva do conhecimento explorado.
  • Representativa: na leitura e escrita pictórica e cromática.
  • Tabelar – com base no conhecimento e experiências prévias existentes, designadamente, com a identificação das variações climatéricas.
  • Gráfica – com uma abordagem nova, diferente e mais ampla da exploração do conhecimento do mundo envolvente.
  • Progressiva: na idealização e construção gradual e progressiva de cadeias de tarefas de aprendizagem para a exploração de saberes no domínio da Matemática.
  • Articulada: na atenção à aquisição de conhecimentos ulteriores, especialmente, com os a adquirir no 1º Ciclo do Ensino Básico.

CONTEXTUALIZANDO UM POUCO MAIS...




Permite à Criança
Permite ao Educador


Mapa de presenças
JA tomada de consciência de pertença a um grupo;
J A realização de aprendizagens matemáticas (noção de tempo, quantidade e o desenvolvimento do pensamento lógico matemático), para o reconhecimento e valorização da escrita e para a utilização de diferentes formas de representação.
Ø Visualizar rapidamente as presenças e ausências das crianças e fazer o seu controlo, trabalhar noções matemáticas;
Ø Dispor de um conjunto de instrumentos que possibilitam avaliar o que as crianças sabem e a partir daí perspectivar formas de promover o seu desenvolvimento ao nível lógico, matemático, linguístico e social.
Tabelas de recolha de dados
J Seleccionar informação, exprimir escolhas, reconhecer propriedades, reunir, ordenar, comparar, observar;
J  Fazer correspondência termo a termo, comparar quantidades, identificar algarismos...
J  Aplicar vocabulário especifico, argumentar...
Ø Trabalhar de forma transversal e dinâmica, a matemática, a linguagem, e  o conhecimento do mundo, de forma diferenciada tendo em conta a idade de cada criança ( por exemplo representar as quantidades com traços ou com números) em grande grupo;
Ø A partilha de saberes, formas de pensamento divergente;  em trabalho autónomo individual;
Ø Favorece o desenvolvimento/ sistematização dos saberes e competências...desenvolver formas de retenção da informação e aplicação da mesma ...;
Ø   Quebrar a rotina do dia a dia  valorizando o seu contexto real e diário da criança: como características do seu grupo, o que são animais de estimação, tipos de casa existentes,  interesses, modos de transporte...etc..

Registo e análise do tempo atmosférico
J A observação e a análise das características dos fenómenos atmosféricos e a relação/ influência directa na sua  vida diária;
J  Uma sensibilização para os fenómenos naturais; a utilização de um código... e principalmente a passagem de um conhecimento intuitivo para um conhecimento racional, ancorado numa iniciação à observação cientifica: observação, registo, comparação/análise de dados, estabelecimento de relações, de conclusões...





Espreitando as nossas tabelas e gráficos!



3 comentários:

  1. Aqui estão bastantes evidências do que pode ser feito desde tão tenra idade! Parabens Adelaide ;)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Adelaide pela partilha e pela excelente fundamentação.
    espero ser uma visita frequente.
    Cristina

    ResponderEliminar
  3. Como é tão bom rever um espaço onde aprendi e cresci, mas sobretudo rever crianças que me fizeram crescer também!
    Contudo, sem dúvida alguma que o potencial dos profissionais fazem a diferença...
    Parabéns Adelaide!
    Um beijinho para cada uma dessas crianças e um bem especial para si!
    Sandra Silva

    ResponderEliminar