quinta-feira, 14 de abril de 2011

"As ilhas dos sentidos"

“É proibido não tocar, não ver, não cheirar, não ouvir, não saborear” ou simplesmente
“ É PROIBIDO NÃO SENTIR!“

Este projecto que agora se apresenta, surgiu de uma abordagem contextualizada, em que devido ao envolvimento e grande receptividade das crianças, o educador foi gerindo de forma sequencial e intencional, visando aprendizagens contextualizadas e implicadas.
 É ATRAVÉS DOS SENTIDOS QUE A CRIANÇA SE APROPRIA DO MUNDO QUE A RODEIA, a grande tarefa do educador é fazer chegar o «mundo» até à criança, de maneira adequada à sua idade. O educador é um facilitador das aprendizagens, e as emoções e vivências intensas devem acompanhar o ensino de todas as matérias. Proporcionar e alimentar uma atitude de curiosidade e atenção permitem observar e explorar o meio envolvente de forma abrangente. Como frisam as OCEPE (1997), as áreas de conteúdo não devem ser compartimentos estanques, devem estar articuladas entre si de forma contextualizada.
Citando as recentes METAS (2010) “…construção articulada do saber, em que as áreas devem ser abordadas de uma forma globalizante e integrada.”

Com este projecto pode dar-se destaque a cinco das áreas de conteúdo da educação pré-escolar: Formação Pessoal e Social/ Expressão e Comunicação (Motora, Plástica, Musical, Dramática)/ Linguagem Oral e Abordagem da Escrita/ Matemática/ Conhecimento do Mundo de forma articulada.
Mas, e sobretudo, estamos conscientes que foram proporcionados momentos de felicidade e   bem estar emocional, base essencial para gostar de aprender e querer saber mais!

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